sexta-feira, outubro 14

Atenção: Perigo de Explusão!!!





Com o fim-de-semana à porta, onde muitos de nós pretende, de variadas maneiras, quebrar o stress da louca semana de trabalho, outros parecem pretender aumentar a sua adrenalina, colocando-se em situações muito próximas de ataques cardiacos, deslocando-se ao "Estádio du Dragãonhe, carago!" (pelo que averiguei é esse o nome do estádio, ou pelo menos sempre que perguntei "Onde vais no sábado?", era essa resposta que obtinha).
Mas enganem-se aqueles que pensam que os ataques cardiacos têm alguma coisa a haver com o jogo em sí! Pelos vistos não!
Diz-se por aí que futebol nacional anda cada vez mais parado, as melhores equipas a jogar cada vez pior (verdade? talvez), mas ainda com mais situações ridículas intra e inter clubes que vêm para os jornais. Nem sei porque é que sequer são razão para serem notícia!

Nem sei também como é que se consegue fazer tanta notícia do futebol.
Já pensei em comprar, por uma só vez, um daqueles jornais diários desportivos... tenho sempre a sensação que para conseguirem tanta notícia de futebol, de certeza que devem enumerar quantas vezes os jogadores vão à casa de banho por dia, fazer os comparativos entre equipas e analisar a quantidade de merda por jogador, relacionando-o obviamente com o seu desempenho em campo, para ser um estudo ciêntífico!

Assim , acabei sempre por desistir da ideia!
Isto até porque Portugal, é o único país da Europa a ter Jornais Desportivios Diários! No ambiente de crise e contenção que se vive, é sempre um dado curioso a ter em conta.
Mas voltando à questão inicial, os ataques cardiacos são para todos os que vão assistir ao jogo, e a todos os que passam nos acessos ao estádio nas horas de entrada e saída do jogo.
Como sabemos, infelizmente, a carrinha do benfica, só de passar ao largo do Porto foi apedrejada! Tenho a certeza que a maioria dos adeptos do Porto condenou violentamente este tipo de acção... mas...
... nunca se sabe que vai ser a próxima vítima!
É melhor estar a contar que "grupos de benfiquistas" venham com o intuito de arrasar com tudo o que lhes apareça à frente, como de "grupos de portistas" que queira impedir a entrada dos mouros no templo. Assim, vamos estar todos mais protegidos de certeza.
Ainda, estes lindos jogos de elevadas rivalidades, necessitam de um enorme aparato policial para tentar conter as bem comportadas camadas associativas, com especial atenção às Claques Organizadas. Por mim acho dinheiro mal gasto.... deixem que os tipos se matem uns aos outros de vez, e nunca mais haverá jogos de elevado risco!
O ambiente de tensão que por si só se instala, pode causar ataques cardiacos a qualquer dos mais bem intencionados adeptos que só queriam ir ver um joguito de futebol!
Conselho: se realmente gostam do vosso clube, deixem de ir ao jogos até que as administrações tomem atitude sérias em relação à violência que se assiste. Quando as perdas financeiras lhes começarem a mexer no bolso, eles tomam atitudes imediatas com vista ao bom nome do futebol!
De destacar ainda, um pequeno grupo de pessoas que está sempre ainda num escalão de risco muitíssimo mais elevado.
Este grupo de pessoas é designados técnicamente por "equipa de arbitragem", mas os seus elementos, são usualmente mais conhecidos, pelos adeptos, por nomes como "filho da puta", "cabrão", "morcão do caralho", entre outros. São regularmente acusados de cegueira e aconselhados a visitar um oftomologista, ou de usar palas. Ainda, são aconselhados pelos adeptos a deslocarem-se à casa da mulher de vida fácil que os fez nascer, ou irem para outro lado qualquer praticarem o acto sexual sem qualquer outro parceiro. Isto e o jogo ainda nem começou.
Por outro lado, a camada associativa tem ainda a ideia que esta equipa tem super-poderes de vista tridimensional e raio-X, sendo capazes controlar todas e quaisquer eventualidades do jogo. Assim, quando alguma falta ou agressão não é assinalada, obviamente que a equipa de arbitragem foi comprada, estando a favorecer uma das equipas em jogo!
Independentemente do resultado do jogo, a equipa de arbitragem tem sempre os melhores destaques e comentário provenientes dos presidentes dos clubes, treinadores e jogadores.
Quando o jogo começa, os jogadores dão o seu melhor exemplo às camadas associativas!
Abraçam-se, beijam-se (ou falam muito perto a olhar a cara do adeversário), fazem festinhas com as mãos e cotovelos uns aos outros, beliscões nos rabos e atiram-se para o chão muito provavelmente derivado de alguma anedota que o adeversário lhes contou.
Após o jogo, lembre-se também que irá ter tempo ainda para filosoficamente-reflectir o jogo com quem o acompanhar, visto as vias de acesso aos estádios foram construidas de modo a que todos os adeptos saiam em fila, organizadamente, e muito devagarinho... não fosse às vezes haver acidentes. Se for de metro (quando dispossível) já não terá essa sorte...
Para quem quiser contribuir para tudo isto... vá ao jogo e ...
... boa sorte!!!

3 Comments:

At 17 outubro, 2005 09:19, Blogger CARMO said...

Bem... chorei a rir agora de manhã!
Atenção aos adeversários e explica o significado de dispossível).

 
At 19 outubro, 2005 11:16, Anonymous Anónimo said...

Já agora também gostava de saber o significado de sigificado. Abraços

 
At 20 outubro, 2005 02:35, Blogger Filipe Carmo said...

A IGNORÂNCIA deste joventude é um espanto!!!! Um Espanto!!!!

DISPOSSÍVEL - adjectivo 2 géneros
Sigificado:
Algo que está à disposição e que é exequível ou praticável.

Ou seja, no caso prático do texto apresentado, diz-se que muitos estádios podem ter Metro(ou Eléctricos no caso do Porto), sem que estes tenham qualquer utilidade para um elevado número de pessoas...
Daí que obtemos duas condições necessárias:
-A existência do Metro (estar DISPONÍVEL)
-Ser POSSÍVEL a sua utilização para os destinos pretendidos

Em suma obtemos a aglutinação de duas palavras distintas num só:
DIPONÍVEL+POSSÍVEL=DISPOSSIVEL

Na lingua portuguesa, esta aglutinação de palavras é também conhecido por "trocadilho".

Nota: Este texto tem carácter ciêntifico de valor muito próximo do nulo. Obrigado

 

Enviar um comentário

<< Home