segunda-feira, outubro 24

Artes Marciais & Sociedade


Convido-vos a lerem um excelente post sobre as artes marciais, no CarmoBlog.

De facto, muitas academias abriram e fecharam pelo país, espalhando uma ideia que o ensino das artes marciais é algo muito violento. Pais e familiares proíbem muitas vezes os mais jovens de se juntarem a uma academia de artes marciais devido a este factor e acham que após algum tempo de aprendizagem os seus filhos possam passar a ser mais violentos e envolverem-se frequentemente em lutas de rua.

Infelizmente, tal acontece muitas vezes. Quer alguns estilos de karaté são mais violentos por natureza, quer muitas academias, sem total preparação, incentivam à violência desmedida em treinos, combates e mesmo nas ruas, fora do ginásio.
Preparam-se jovens tecnicamente e fisicamente mas falhando o essencial - a preparação da mente.

O CPAM (Centro Português de Artes Marciais) é uma das poucas excepções neste contexto.
Ensinando a arte de vida do viet-vo-dao (arte marcial vietnamita) incute aos seus praticantes o lema "ser forte para ser útil".

Sendo uma arte marcial de defesa pessoal extremamente eficaz, maior tem de ser o cuidado quando é ensinada aos mais jovens (e não só). A progressão do ensinamento e evolução dos escalões só acontece quando o praticante está preparado tecnicamente, fisicamente e psicologicamente.
Como exemplo prático e muito sintético, diz-se que nunca se ensinam técnicas de ataque a alguém que não está psicológicamente preparado para as aprender. Como refere o site do CPAM:

"Viet Vo Dao é uma arte de vida e não de morte".




Desmotivação da apredizagem das Artes-Marciais? Para quem?

Muitos jovens vêm muitos filmes e ganha-se o sentido errado do que deve ser a arte marcial.
Acontece muitas vezes, após alguns treinos, os iniciantes abandonam as academias, por não ser propriamente o que se estava à espera.

A ideia que ao primeiro treino se vai dar cabo de alguém ou que o principiante vai sair de lá com várias negras e a coxear é totalmente errada! Mas por incrivel que pareça, é o que os jovens muitas vezes procuram nestas academias.

Para todos os outros, é motivante, é pedagógico, é sempre de maior utilidade, e até mesmo para nos manter-mos em forma ou perder algum peso.

Assim, deixo-vos os links:

1 Comments:

At 25 outubro, 2005 09:19, Blogger CARMO said...

Estou a ver que apesar de faltares aos treinos, não perdeste o jeito... muito bem!
Novo site do CPAM (ainda em construção; o outro está desactualizado):
http://www.hozobozo.com/cpam/

 

Enviar um comentário

<< Home