quarta-feira, outubro 26

Qualidade de "Serviços"


Se olharmos à nossa volta, presenciamos um descontentamento geral da nossa sociedade sobre quase tudo.

Mas porquê?

Teoricamente somos um país desenvolvido. Temos meios tecnológicos e informáticos ao nosso dispor. Temos tudo e todas as condições que um país desenvolvido deveria ter... ou não? Porque é que continuamos a ter a sensação de viver num país de 3º mundo?

Na maioria dos casos isto deve-se à qualidade dos serviços que nos é prestada. Não importa a qualidade do produto, se o cliente for tratado a pontapé!

Ora vejamos alguns exemplos:

Turismo:
Portugal tem cidades lindas, uma história invejável que vale a pena visitar, praias magnificas e apesar de tudo temos ainda muita zona não poluída. Temos todas as condições para atrair turismo do mundo inteiro! Mas....

Mas, mas, mas, mas, mas....

Tudo isto se vai para água a baixo quando se entra num restaurante e nos perguntam "o qué que quer" ou "é aquela mesa ou vá-se embora". Quando nos apresentam um conta totalmente enganadora, em relação aos preços que se tinham visto na tabela inicialmente. Quando se tenta ir a uma praia e não se tem o mínimo de condições para ficar por lá o dia, se encontra uma praia que nem limpa foi e os preços/qualidade dos bares que existem são impensáveis mesmo para o mais abastado dos estrangeiros que por lá passe. Quando se vai esquiar à serra da estrela e no fecho das pistas, ás 16:30, o bar também fecha, e tendo de guiar durante vários quilómetros até se encontrar algum lugar onde se possa parar para beber algo.

Só aqui no turismos ficaria o blog todo a enumera exemplos.
Logo as pessoas ficam de pé a traz, sempre que se deslocam de férias "cá dentro".

Comércio Geral:
Apesar de haver excepções, os comerciantes continuam a querer reduzir custos.
Em Lisboa, nas grandes superfícies comerciais, nota-se a presença de brasileiros e outros emigrantes que aceitam estar em frente ao balcão por preços inferiores ao de um português. Por sua vez, a falta de motivação de estar a "gerir" uma loja, com salário tão baixo, repercute-se no atendimento ao público. Ninguém está para se chatear.

Respostas como "não sei"... "só se houver em armazém" (e ficarem com cara de parvos a olhar para o cliente em vez de pegar no telefone), são o pão nosso de cada dia.
Lá ficam as pessoas desconfiadas, sempre que compram algo que não conhecem bem, pois, não podem confiar nos vendedores.

Informática:
A informática em Portugal apareceu com uma série de espertinhos que montavam 'peças' e vendiam pc's, sem qualquer tipo de teste ou garantia que aquilo funcionasse, ou mesmo até com o objectivo de enganar o próximo.

Ainda há pouco tempo, presenciei um computador comprado em Amarante, a um preço exorbitante, e que na altura da compra, um daqueles processadores já tinham sido descontinuados à perto de um ano.

Os Servidores de Internet, são um negócio também de encobrir as condições reais aos seus clientes, já para não falar em muitos dos serviços de suporte, onde obtemos um otário qualquer com um manual de instruções à frente, que apenas responde àqueles pontos, e mesmo assim, muitas vezes, de forma errada!

Em tudo que tenha a haver com informática, as pessoas desconfiam!

Política:
Aqui então o caso é drástico!
Ninguém confia nos políticos. Ora prometem isto, ou aquilo... ora não cumprem nada, ou se cumprem, há sempre outro a dizer que está tudo mal feito.

Assim à partida o cidadão não acredita em nenhum político. Mas há um tipo de excepção.
Existem aqueles que são acusados de ser corruptos por outros políticos. Ora, se a maioria dos políticos não gostam desses e os acusam, então devem ser boas pessoas de certeza... vejamos o caso da Fátima Felgueiras, do Valentim ou mesmo do Alberto João Jardim.
Em geral, temos o cidadão de pé a traz também com a política.

Em conclusão, temos um português desconfiado!
Não se aposta na qualidade de serviço.
Não se investe na formação de quem está à frente de uma loja comercial, não se aposta em manter o empregado de restaurante contente com o seu emprego. Isto repercute-se imediatamente no turismo, no nome do local comercial.

Esta tentativa de obter lucros imediatos e o primeiro Ferrari/Jaguar antes do final do primeiro ano de actividade, continua a ser a típica situação... a mentalidade de 3º Mundo no nosso "desenvolvido Portugal".

Um cliente não satisfeito é o pior meio de publicidade.
Eis a razão porque tantas das iniciais empresas de informática fecharam as portas... simplesmente não eram de confiança.
Eis a razão porque o turista estrangeiro (e mesmo muito do nacional) não volta ao Algarve... já não se confia!

Eis a razão que as pessoas não confiam em políticos.... preferem confiar em suspeitos de fraude??? Será por causa do sistema judicial português não funcionar??? Bom... este tema da política, contem demasiados sensos e contra-sensos.... necessitará de um post exclusivo.... ou de um blog inteiro...

Fica aqui a frase que resume este post:
Temos uma má "qualidade de serviços" num país que até tem bons produtos para oferecer!

...e essa é que é a razão do estado do nosso país!

2 Comments:

At 26 outubro, 2005 12:28, Blogger CARMO said...

Mais em excelente post! De facto, hoje em dia ninguém quer produtos... há sempre um serviço associado, e se esse serviço é mau, o produto é mau...
De que me adianta comprar um Ferrari se não houver uma boa rede de gasolineiras; de que me adianta a Portugal ter paisagens fantásticas e uma cozinha fora de série, se nem vendê-la sabe.
O critério nunca foi o lucro, mas sim a satisfação do cliente... mas poucos descobriram isso... e menos ainda o entenderam!

 
At 26 outubro, 2005 13:54, Blogger CARMO said...

"Vivemos, num país mesmo triste...até o Furacão Vince, quando se apercebeu que vinha para Portugal, passou rapidamente a Depressão."... devias ter posto isto aqui em vez de enviar para o meu email. Ehehehe!

 

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