quinta-feira, outubro 27

A 'IN' Justiça


O sistema de Justiça Global português continua mal ou ainda está pior?

As investigações policiais falham nos casos mais mediáticos da televisão, os processos tardam e expiram, para se apresentar uma queixa contra alguém é melhor tirar uma semana de férias, etc.

Vamos lá analisar alguns pontos da actualidade.
A polícia não tem meios. Por vezes nem carros tem para desempenharem as suas funções, devido ao chefe andar a passear com a unica viatura atribuída.
Não têm sistemas informáticos... e quando os têm não os sabem usar.
Os registos de impressões digitais só é feito a pessoas com passado criminoso, e leva um eternidade. Andamos nós a perder o nosso tempo, a sujar os nossos dedos cada vez que renovamos o BI, sem qualquer utilidade.
Registos de DNA, tão conhecidos e utilizados noutros países, nem cheiro deles.

Os tribunais andam cheios de papelada... papel para aqui, papel para ali, perde-se o papel e é uma desgraça. Informatização? Nem ve-la!

No meu caso pessoal, estive mais de 3 anos há espera que uma queixa crime fosse a julgamento.
Apenas um tipo que desatou ao pontapé ao meu carro e este foi o período de espera para que a coisa se resolvesse.

Achei incrivel, mesmo incrivel, foram os processos de acidentes pessoais, onde as seguradoras deveriam pagar a respectiva indeminização. Por exemplo, após a fractura de um braço, o médico avalia-lhe uma deficiencia de 6% definitiva. A Seguradora contesta, e em tribunal lança-lhe um acordo para, supostamente, de 2%. O queixoso obviamente rejeita e segue para tratar da papelada nos serviços do tribunal para dar andamento ao processo.
E não é que os funcionários do tribunal tentam a todo custo que seja aceite a proposta da seguradora e que o queixoso desista do processo??? Mas o que é isto??? Ganham à comissão da seguradoras agora??? A imagem que isto transmite é no mínimo ridícula!!!!

E os juizes? Quem gere a carga de trabalho de cada?.... quantos processos julgam ao ano?

E nos casos em que os juizes foram "excluidos de função" por motivos diversos? Isso significa que pelo menos uma série de processos que ele julgou, e usados para a avaliação do juiz, deveriam ser reavaliados! Mas não.... está feito... é melhor ficar é tudo quietinho que as filas em espera já são enormes.

E se as filas de processos são assim tão grandes, porque não abrem um maior número de vagas?

Mas os própios juizes e advogados têm as suas razões de queixa do modo como todo o sistema funciona!

Agora expliquem-me só uma coisa!

Porque é que quando ouvimos falar desta gente, é só por causa de razões financeiras, ou do número de dias de férias que lhes querem cortar?

Com tanto tempo que houve, e que se fala que tudo está mal, só nesta altura em que alguém resolveu mexer neste conceito de férias é que vieram as manifestações. Velha mentalidade portuguesa... enquanto não mexerem com o meu 'bolso' ou com a minha 'cama', está tudo na maior.
Eles, que deveriam ser os primeiros a fazer algum esforço para que as listas de processos em espera diminuam drásticamente, nesse sentido não se vê mexerem uma palha, e comparam as suas férias às dos sistemas judiciais europeus! Podiam era comparar-se também a nível da produtividade, a nível de métodos e analise de como sair desta actual situação... isso sim seria um estudo interessante! Agora, estudos comparativos de tempos de férias dos sistemas judiciais à volta do mundo??? Isto cabe na cabeça de alguém??? E provavelmente só publicaram os que lhes deram jeito publicar... já se sabe!
E no interior? Há juizes ou vamos também aqui ter de recorrer aos espanhois?
A confiança na justiça é tanta, que a velha guarda portuguesa continua a preferir executar o porco em praça pública. A justiça pelas próprias mãos ou pelas mãos do povo está cada vez mais em voga! Tendo o porco culpa ou não!
Um povo que ainda não compreendeu sequer, porque é um individuo que foi apanhado a cometer um crime, tem de ter direito a um advogado de defesa.... ora... eu tinha medo de ver este povo a julgar!

1 Comments:

At 27 outubro, 2005 13:59, Blogger CARMO said...

Tens medo e com muita razão! Não há pior injustiça que a justiça popular... quanto à não-justiça que se vive em Portugal, se virmos com atenção, é só o espelho de toda a mediocridade generalizada no resto do país, nas mais diversas áreas. Felizmente há excepções que nos fazem sentir orgulhosos de sermos Portugueses e nos dão força, quer para os proteger e enaltecer, quer para lutar contra o resto. É pena é serem ainda tão poucas as excepções...

 

Enviar um comentário

<< Home