sexta-feira, janeiro 27

Serviços do Estado

Desloquei-me esta manhã à conservatória do registo automóvel.
Agora que já efectuei a totalidade dos pagamentos em Leasing to meu veículo, nada melhor do que passa-lo finalmente para meu nome!



Mas...

Para este processo, entre chegar e retirar a senha e sair, demorei uma hora e meia.
Retirei a senha 'A' para menos de 3 registos/particulares.

Fiquei com o número 84, encontrando-se o contador no número 52.
Tive tempo de ir almoçar, voltar e ainda o contador se encontrava no número 60.
Fiquei a apreciar o ambiente.


Durante o tempo que estive lá dentro, pelo menos 12 pessoas tinham desistido de esperar.
Ou seja, em uma hora e meia antenderam no máximo 20 pessoas da categoria 'A', em 3 postos de atendimento.


Inclusivé, as duas pessoas que atendiam a classe 'B' para importadores (mais de 3 registos), ficaram sem ninguem para atender durante algum tempo. No entanto, por alguma razão, não podem atender clientes de outras categorias.


Assim, gostava de salientar o seguinte:


Fui muito bem atendido. Quer pela pessoa à entrada que me ajudou a preencher os papeis, que verificou se estava tudo correcto, antes de eu seguir para a longa espera, quer pela pessoa que me atendeu no guichet.


Na sua maioria, vê-se as pessoas a trabalhar profissionalmente. Sem telefonemas particulares, sem paragens para brincadeiras com colegas, a tentar dar vazão à carga de trabalho que tem nas mãos.

Mas todo o processo é realmente demorado.


Um simples caso como o meu, demorou perto de 5 minutos de atendimento, fora o tempo que o funcionário ainda fica a tratar do processo após o cliente ir embora.
Assistimos assim, os guichets vazios por longo períodos de tempo, após o cliente ter saído, até que o próximo cliente possa ser atendido.


Assim, tenho notado em vários establecimento públicos que tenho visitado (como o das finanças na minha zona residencial), que as pessoas que atendem são até muito profissionais, simpáticos, mas... a organização dos serviços falha redondamente.


Terá de ser alguém a cima destes, a reformular todo o funcionamento destas repartições para que as longas filas de espera de atendimento sejam reduzidas.


Num país em que tudo é burocracia, em que por qualquer coisinha estamos sujeitos a perder tempo a tratar de 'papeladas em grande quantidade', ao menos que estes serviços sejam rápidos e eficazes.


Infelizmente tal ainda não se passa.


Mas uma coisa parece ter vindo a mudar nos últimos tempos.


De forma geral, quem atende parece ser cada vez mais um bom profissional, informado e educado. Há muitas excepções, tal como em todo lado há bons e maus profissionais.


Mas parece-me quem tem havido um esforço de mudança... não acham?

Talvez os livros amarelos de reclamação tenham ajudado nisto?

3 Comments:

At 27 janeiro, 2006 17:33, Blogger CARMO said...

Eheh! Acredita que os livros amarelos fizeram mudar muita coisa. Há muito tempos (anos) que não escrevo em nenhum...
Tens sempre como alternativa resolver esse assunto na loja do cidadão; parece-me mais rápido, se bem que eu vou lá sempre ao fim do dia e tudo corre bem e depressa. Ou então estou iludido, como dizia o José Pedro Gomes no "Coçar onde é preciso": eles criaram a loja do cidadão e acabaram com as filas... mas o pessoal continua a secar, o que é anda espalhado lá pelos corredores!".

 
At 27 janeiro, 2006 17:34, Blogger CARMO said...

Ah... outra coisa... pelo menos tu, ao contrário do José Pedro Gomes, não és tratado por António Feio!!!!

 
At 13 agosto, 2006 08:34, Anonymous Anónimo said...

Looks nice! Awesome content. Good job guys.
»

 

Enviar um comentário

<< Home