Serviços do Estado
Desloquei-me esta manhã à conservatória do registo automóvel.
Agora que já efectuei a totalidade dos pagamentos em Leasing to meu veículo, nada melhor do que passa-lo finalmente para meu nome!
Mas...
Para este processo, entre chegar e retirar a senha e sair, demorei uma hora e meia.
Retirei a senha 'A' para menos de 3 registos/particulares.
Fiquei com o número 84, encontrando-se o contador no número 52.
Tive tempo de ir almoçar, voltar e ainda o contador se encontrava no número 60.
Fiquei a apreciar o ambiente.
Durante o tempo que estive lá dentro, pelo menos 12 pessoas tinham desistido de esperar.
Ou seja, em uma hora e meia antenderam no máximo 20 pessoas da categoria 'A', em 3 postos de atendimento.
Inclusivé, as duas pessoas que atendiam a classe 'B' para importadores (mais de 3 registos), ficaram sem ninguem para atender durante algum tempo. No entanto, por alguma razão, não podem atender clientes de outras categorias.
Assim, gostava de salientar o seguinte:
Fui muito bem atendido. Quer pela pessoa à entrada que me ajudou a preencher os papeis, que verificou se estava tudo correcto, antes de eu seguir para a longa espera, quer pela pessoa que me atendeu no guichet.
Na sua maioria, vê-se as pessoas a trabalhar profissionalmente. Sem telefonemas particulares, sem paragens para brincadeiras com colegas, a tentar dar vazão à carga de trabalho que tem nas mãos.
Mas todo o processo é realmente demorado.
Um simples caso como o meu, demorou perto de 5 minutos de atendimento, fora o tempo que o funcionário ainda fica a tratar do processo após o cliente ir embora.
Assistimos assim, os guichets vazios por longo períodos de tempo, após o cliente ter saído, até que o próximo cliente possa ser atendido.
Assim, tenho notado em vários establecimento públicos que tenho visitado (como o das finanças na minha zona residencial), que as pessoas que atendem são até muito profissionais, simpáticos, mas... a organização dos serviços falha redondamente.
Terá de ser alguém a cima destes, a reformular todo o funcionamento destas repartições para que as longas filas de espera de atendimento sejam reduzidas.
Num país em que tudo é burocracia, em que por qualquer coisinha estamos sujeitos a perder tempo a tratar de 'papeladas em grande quantidade', ao menos que estes serviços sejam rápidos e eficazes.
Infelizmente tal ainda não se passa.
Mas uma coisa parece ter vindo a mudar nos últimos tempos.
De forma geral, quem atende parece ser cada vez mais um bom profissional, informado e educado. Há muitas excepções, tal como em todo lado há bons e maus profissionais.
Mas parece-me quem tem havido um esforço de mudança... não acham?
Talvez os livros amarelos de reclamação tenham ajudado nisto?
3 Comments:
Eheh! Acredita que os livros amarelos fizeram mudar muita coisa. Há muito tempos (anos) que não escrevo em nenhum...
Tens sempre como alternativa resolver esse assunto na loja do cidadão; parece-me mais rápido, se bem que eu vou lá sempre ao fim do dia e tudo corre bem e depressa. Ou então estou iludido, como dizia o José Pedro Gomes no "Coçar onde é preciso": eles criaram a loja do cidadão e acabaram com as filas... mas o pessoal continua a secar, o que é anda espalhado lá pelos corredores!".
Ah... outra coisa... pelo menos tu, ao contrário do José Pedro Gomes, não és tratado por António Feio!!!!
Looks nice! Awesome content. Good job guys.
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