sexta-feira, outubro 27

Pela Estrada Fora...


De regresso de Lisboa ao Porto, ao final da tarde, com apenas 3 horas e meia de sono na noite anterior, acabei por parar em Leiria, para descansar um pouco e jantar, apesar de serem ainda 7 da tarde.

Quando regresso à estrada era já noite.


Especialmente quando estou nesta viatura, um Audi A4 emprestado para o efeito, já sei que por maior esforço que faça, conduzindo sem pressas, apenas a uma velocidade que me sinta confortável, o perigo de ser apanhado pela GNR é muito elevado.
Por mais que tente, basta não haver trânsito, piso seco, e quando dou por ela já passei os 150km/h. E acreditem que me esforço por me manter a baixo desta.

Não sou o melhor condutor do mundo. Qualquer condutor minimamente experiente, que circule nesta auto-estrada com alguma regularidade, com um bom carro, tenho a certeza que lhe acontece o mesmo. Não se trata sequer de ser um "acelera" ou de se estar com pressa. Tem a haver sim com o conforto e a segurança que a viatura fornece ao condutor.

Assim sendo, tentando sempre manter uma velocidade moderada, acabei por passar a usar uma coisa a que podemos chamar de GPS (GNR Position Searcher), que cuidadosamente instalo na viatura.

Mas é mesmo sobre esta caça à multa da BT em carros disfarçados que venho hoje falar.

Acredito que a muitos também já aconteceu apanharem alguns sustos por estarem a olhar pelo retrovisor, verificando se o carro que segue atrás não será por acaso uma viatura da BT não identificada. Enquanto se perde tempo a olhar pelo retrovisor, perde-se noção ás vezes do que à nossa frente se passa.

Contam-se já muitas histórias - carros das mais diversas marcas e modelos, com cadeirinhas de bebé instaladas, viaturas modificadas, etc etc etc, à parte ainda dos mails que circulam com localizações de radares fixos.

Assim, conto-vos que vinha na minha condução normal, quando reparei noutra viatura com maior velocidade e coloquei-me atrás de outro, que circulava nos 160kms/h. Ainda por cima, a viatura que seguía atrás de mim, abrandou a velocidade ficando para trás.
O individuo que ia à minha frente imediatamente abrandou para os 140 kms/h.
Eu percebi logo o seu receio.
Segui-o durante algum tempo. Ele voltou a abrandar atrás de um camião, tendo eu passado para a frente e seguindo agora na casa dos 150kms/h.
Aí ele passou a seguir-me.
Tendo eu alinhado na brincadeira, baixei um pouco para os 140 e logo numa recta seguinte este passa para a faixa esquerda e começa a querer ultrapassar-me muito lentamente sem passar os 150.
Quando está perto do meu lado este trava abruptamente e volta a colocar-se atrás de mim.

A razão para isto?
Simples... na escuridão da noite, estando este condutor a tentar analisar se seria eu ou não um agente da BT, deve-se ter deparado com as luzes do meu "GPS" no interior da minha viatura. Nessa altura, pensando que poderia se tratar de um radar da BT, travou e não mais o vi.

Por curiosidade, continuei com a brincadeira.
Mantendo-me na casa dos 150, quando passava um carro mais rápido, eu acelerava e aproximava-me dos mesmos. Na sua grande maioria, as viaturas travavam abruptamente. Reacção essa que eu já contava, mas a qual, em outra situação, poderia facilmente desencadear um acidente.

Apenas 3 viaturas não travaram. Duas eram bons automóveis, e uma, curiosamente foi uma carrinha de caixa fechada que circularia na velocidade máxima que o motor aguentaria, na casa dos 160kms/h. Esta, nitidamente circulava a cima dos seus limites de segurança, notando-se a oscilação da fraca suspensão em qualquer irregularidade do piso e durante as curvas.

Quero eu dizer com esta história duas coisas.

Em primeiro lugar, os condutores, de forma geral vivem já com pesadelos da presença da polícia pelas autoestradas, tomando reacções inesperadas quando suspeitam de uma viatura da BT presente, e conduzem continuamente a olhar pelo retrovisor. Posso-vos dizer, que no meio desta brincadeira, alguns não faziam a trajectória de curvas em condições e outras vezes travavam à última sob outros carros que lhes apareciam à frente. Facto este que me levou a parar imediatamente com a brincadeira.

A segunda, é que cada carro e cada condutor tem o seu nível de segurança.
Quando pego na minha viatura, mais fraquinha que este Audi, obviamente que não consigo, nem tento, circular à mesma velocidade.
Outro condutor com estes mesmo dois carros, poderá também não conduz à mesma velocidade do que eu.
Desafio-vos a fazerem este teste:
Coloquem-se em carros diferentes, tapem o velocímetro e o conta-rotações em cada um deles e circulem numa auto-estrada durante uns 20 minutos à velocidade que se sintam seguros e confortáveis. Aí encontrarão com certeza a velocidade correcta de circulação e às vezes as pessoas ficam muito surpreendidas com os resultados.

5 Comments:

At 27 outubro, 2006 16:40, Blogger CARMO said...

Ahahahah! GPS! GNR Position Searcher! Ahahahah!
Claro que ouvir esta história ao vivo teve ainda mais piada! Mas fico contente por saber que dás bom uso ao meu veículo e aos acessórios que por lá deixo! eheheh!
GRANDE POST!

 
At 27 outubro, 2006 17:21, Anonymous Anónimo said...

Digam-me as vossas matrículas.É só para não correr o risco de vos apanhar na autoestrada e as vossas luzinhas me enganarem ;)

Bom Post.

Bjs.
Lenita

 
At 02 novembro, 2006 18:06, Blogger MTOCAS said...

lol como sei bem o que é isso !!!
Como sabes o JC tb tem um audi e isso é a nossa brincadeira quando vamos em viagem principalmente para o algarve !!
Este ano quem foi e veio a conduzir fui eu dado que o JC estava sem carta... e é isso mesmo que tu descreves aquele carro dá tamanha pica q nem te dás pela velocidade... e a mim aconteceu me o mesmo !!! ultrapassas e és logo seguido, abrandas e abrandam tambem e quando vamos a ultrapassar... os da frente com receio abrandam logo.... lolol
beijinhos e bom post !!
welcome :)

 
At 20 novembro, 2006 21:11, Blogger Carla Ferreira de Castro said...

Vim aqui parar por mero acaso e como condutora habitual das autoestradas do país, vivo o mesmo pânico sempre que um audi, um BMW ou um Subaru se aproximam de mim. Mas lendo o post e os comments só tenho uma questão: Se sabem que a brincadeira até pode ser perigosa, devido às travagens bruscas que ocorrem, porque teimam em dar-lhe continuidade... Eu ando mais depressa por questões de trabalho ou familiares quando julgo que é seguro, nunca para aterrorizar (na palhaçada) os meus semelhantes. SE os vossos carros são assim tão bons que vos foge o pé, então também devem ter um botão que diz cruise control, não?

 
At 22 novembro, 2006 11:48, Blogger Filipe Carmo said...

ehhh não.. por acaso não tenho cruise control no carro em questão!

Mas concordo... vive-se em pânico... é perigoso.. de tal forma que acho que as autoridades já deveriam ter parado com esta brincadeira! Não vai ser desta forma, de jogar às escondidinhas, que se vai conseguir acabar com os acidentes!
Consegue-se apenas mais receitas para o estado e o pânico geral dos condutores.

Mas a ideia não foi aterrorizar ninguém! Mas devido ao pânico geral que se vive, cada vez que vou a ultrapassar, neste carro, alguém... este trava abruptamente... lá está.. o medo dos Audi's, BMW's, Subarus, etc...

No fundo, se formos a ver bem, eu era só um condutor, que ia um pouco mais depressa, e outros assustavam-se quando me aproximava!

Esta é apenas uma das consequências das da actual actuação das autoridades!

 

Enviar um comentário

<< Home