segunda-feira, julho 10

Cinema: Separados de Fresco



"The Break-Up", filme ignorantemente traduzido como "Separados de Fresco" é classificado como uma comédia romântica, que foca os problemas da vida em casal, o após o "felizes para sempre", quando a rotina do dia a dia, os problemas e as interferências externas passam a fazer parte da vida em casal.

Visto não querer revelar detalhes importantes do filme, perceberão depois o porquê de ter adicionado o "ignorantemente", no parágrafo anterior.

O filme, apesar de incidir sobre situações específicas, retrata genericamente a vida de qualquer casal, em que qualquer um se pode identificar com os personagens, no presente ou em fase passada da sua vida.

Os "objectos de distracção ou discussão" que servem de interferência (amigos, bilhar, playstation, conselhos da irmã ou amigas, etc) poderão variar, mas as diferenças entre a personalidade masculina e feminina, as suas consequências e atitudes típicas de resposta estão extremamente bem caricaturadas.

Os nossos pequenos hábitos de anos que, ao final de um dia cheio, incomodam a pessoa amada, as diferenças entre famílias e amigos que sobem de tom, a interferência de amigos e familiares com os usuais conselhos, a impaciência, a intolerância e os ataques de irracionais... tudo colocado de forma leve mas extremamente eficaz ao seu objectivo.

Admito a possibilidade que casais que se encontram em fases mais instáveis, poderão ter alguns "atritos" após visualização do mesmo.

É necessário acompanhar-se de um espírito aberto, poder de auto-critica e "encaixe" para a sua visualização. É possível que, por falta de experiência de vida, alguns não consigam atingir ou compreender de imediato este filme, especialmente nas camadas etárias mais jovens.

Não se espere um filme de rir à gargalhada com piadas disparatadas, apesar se ser uma comédia... não é um filme romântico, apesar de se tratar de um filme de "Amor"... não se torna num filme dramático, apesar de o deixar a pensar... nem contém sexo nem nus... e "com e sem" isto tudo, é um excelente filme!!!

A crítica, como não poderia deixar de ser, não atribui grandes classificações a este filme. Esta, ao que continuo a ver nos últimos tempos, parece continuar só a apreciar filmes de Manuel de Oliveira e similares. Mas a isto já estamos, todos nós, habituados e já tão habitualmente os ignoramos.

Um filme de:


2 Comments:

At 12 julho, 2006 10:33, Blogger CARMO said...

ehehe! Gostei do paragrafo sobre a crítica!

 
At 10 agosto, 2006 13:01, Anonymous Anónimo said...

I like it! Good job. Go on.
»

 

Enviar um comentário

<< Home