quinta-feira, junho 29

Grafitis!

São os desenhos, assinaturas, tudo o que vemos pintado nas paredes públicas ou de propriedades privadas.

Associados usualmente à "cultura" do hip-hop, são vulgares já há muitos anos e um problema que afecta em especial as grandes cidades.

Mas afinal que cultura é esta?

Vou ser muito directo relativamente a isto...

Não passa de uma forma de marginalidade!

Na grande maioria dos casos, isto não é arte nem cultura como os seus intervenientes defendem!
São rabiscos, assinaturas, marcas territoriais de autênticos "Gangs", ou simples frases de supostas provas de amor.

Mas quem deu autorização? Quem disse que a população queria aqueles rabiscos na A28, nos edifícios públicos, ou mesmo em propriedade privada, como tantas vezes acontece?

Raras, muito raras, são as vezes que se encontram pinturas interessantes, desenhos feitos com inspiração. Posso andar a ver os locais errados, mas sinceramente, acho que nunca vi algum, excepto na televisão.
E mesmo quando estes grafitis são obras de arte, quem cuida delas? Entre o sol e a chuva, em pouco tempo qualquer desenho pintado numa parede fica sujo, feio, esbatido, transformando qualquer "Picasso" num monte de estrume.
Não é assim que se faz "arte".

Mas como disse, esta "cultura do grafiti" não passa na sua maioria de rabisco, assinaturas, marcas territoriais, desenhos mal feitos e feios, feitos à margem da lei, muitas vezes trazendo o desespero de moradores que pintam e repintam paredes apagando estas coisas que por lá vão sendo feitas.

E quando se fala em criar espaços próprios para serem feitos grafitis, os agentes desta "cultura" respondem "ahhh mas aí não tem tanta piada". Piada tem em andar a fugir das autoridades, fazer rabiscos à margem da lei, dar prejuízos a todos e deteorar o aspecto das cidades.

Lembro também o retorno de um jogo de futebol, Benfica-Porto, não há muito tempo, em que no retorno dos super-dragões de comboio, lembraram-se de pintar o "comboio". Devem ter presumido que se o comboio estava em Lisboa, deveria ser mouro, e não se lembraram que este vinha também para o Porto. Assim, como arruinaram diversas estações de comboio na zona de Lisboa, com pinturas e dizeres diversos.

E quem paga?
Se for propriedade privada a resposta é infelismente simples!
Se for propriedade pública, todos nós pagamos isto.
Paga-se ou de forma emotiva, vendo todos os dias estas parede "sujas", ou financeiramente, quando o alguem se lembra de re-pintar as mesmas. Para esta gente, esta é a melhor solução, visto que uma parede pintadinha de fresco é o local ideal para novos "grafitis".

No meu prédio, recentemente fizeram rabiscos e assinaturas com tinta preta em locais relativamente escondidos, junto à entrada das garagens.

A vontade que tenho, é de apanhar responsáveis e obriga-los a repintar a parede com a língua!!!

6 Comments:

At 29 junho, 2006 11:15, Blogger CARMO said...

não confundir graffitis com vandalismo...
eu até gosto de graffitis em vez de paredes cinzentas.
Agora vandalos, se os apanho descarrego-lhes porradinha tal, que nunca mais conseguem pintar nada mais na vida.

 
At 29 junho, 2006 11:35, Blogger Filipe Carmo said...

O que quero dizer, é que grafitis propriamente ditos já não há... ou raramente se encontram... apenas restaram os vandalos....

 
At 30 junho, 2006 10:36, Blogger MTOCAS said...

vandalos, que acabaram por fazer grafitis no carro branco do marido de uma amiga minha, ainda por cima carro da empresa. Porque não criar espaços proprios onde eles podem exprimir a "arte" deles, no caso das pinturas verdadeiras. Mas concordo ultimamente o que se vê é mesmo vandalismo, assinaturas, rabiscos, etc...o que fazer ? é mesmo dar uma pintadela a estes seres...

 
At 05 julho, 2006 18:20, Blogger Eleanor Rigby said...

ola:) sou eu, a get_buzy do DA:)
encontrei-e aki plos blogs:)


bem quanto ao tema eu n concordo ctg! acho que graffitis são arte, pk são a expressão do individuo, e aind apor cima estes desenhos normalmente tem um conteudo reivindicativo!eu ja tive com uma latinha daquelas n mão e acredita que e complicadissimo "domina.la" e por isso os graffiters devem ter mto merito naquilo que fazem! existem desenhor lindos! mas como em tudo existe tb o reverso da moeda, akeles k tentam fazer arte, emitar os vrds artistas e acabam por fazer rabiscos que detroem em mto o nosso ambiente! mas n podemos generalizar! Existe o graffitar e o tagar: graffitis são os desenhos elaborados que nos vemos e admiramos (como akeles perto das amoreiras), os taggs são as assinaturas, normalmente mto feias, que os grupos, decidem fazer numa de destruição!
a vrd e mm esta, graffitis sºao arte...e como em tudo o que e arte, ha que distinguir o bom do mau :)


*****

 
At 06 julho, 2006 09:53, Blogger Filipe Carmo said...

Eu concordo com tudo o que dizes...
O Graffiti num sentido 'restrito' é bonito, é muito dificil de ser feito e há quem tenha um talento natural para tal, é uma arte!
Mas...
Aqui no Porto, raramente vejo essa arte!
Vê-se muitos dos tags que referes... muitos grafitis fraquinhos...
Mas mesmo quando se encontra um bom grafiti... quem o conserva? quem o mantem bonito como quando pintado de novo.... quem deu autorização para ser pintado? O proprietário da parede desejou ter um grafiti?

 
At 06 julho, 2006 12:12, Blogger Eleanor Rigby said...

Mas vamos la ver, isso de certa forma e culpa do governo, pk n arranja sitios especificos para se poder graffitar! e triste, quer dizer todos podem mostrar a sua arte e eles n??

a conservação passa pelo mm cuidado que o governo devia ter em n aceitar apenas arte como akele conceito restrito de pinturas, poemas, livros e escultura!mas sim novas iniciativas que alargam,inovam e tornam a arte algo tão subjectivo e possivel de apreciar por todos...

mas mm assim o governo cada vez mais toma conta de projectos ligados a estes novos conceitos o que e mm mto bom! sinal de evolução(por mais pequena que seja) no nosso pais!

 

Enviar um comentário

<< Home