quinta-feira, junho 14

Fim do Pandora!

O serviço de música do blog era anteriormente fornecido pelo portal de música Pandora.

Infelizmente, não fosse a estupidez americana, do país dito "livre", resolveram cortar o acesso deste portal para o resto do mundo, excepto EUA e Canada.

Não os torna muito diferentes de países como a China, que se ligaram à Internet mas censuram determinados conteúdos. É a mesma coisa mas em sentido inverso - o Egocentrismo assumido.

Por outro lado, entramos num campo perigoso para a própria Internet...

O protocolo WWW que significa World Wide Web, passa a não ser coincidente com ele mesmo. Passamos a ter no fundo uma CWW - Country Wide Web. E como as coisas são nos EUA, e sucessivas guerras de leis internas, em pouco tempo deveremos passar a ter um SNW - State Narrowed Web.

A pegar moda, daqui a pouco tempo teremos os países fechados, cada uma produzir conteúdos na Internet, só para acesso interno.

Para isso, lá se vai todo o interesse da Internet e da livre circulação de informação e serviços.

Além disso, segundo as normas originais da IETF (Internet Engineer Task Force), que controla e publica as normas da comunicação da Internet, acaba por se cometer uma ilegalidade virtual.
Os serviços e informações publicadas na Internet devem ser para acesso global.
Cada um escolhe o que quer ou não ver/receber, um país pode até restringir o acesso de determinados conteúdos, mas nada previa a restrição de um serviço para fora do país. Vai contra os fundamentos principais da criação da Internet.
Isto é um pouco discutível, pois eu tenho acesso ao meu on-line banking e não quero que este seja de livre acesso a qualquer pessoa. Mas aí entramos na área de serviços confidenciais, e esses sim, estão previstos há muito tempo.

Não me alongando nesta discussão...

À procura de alternativas, descubri a Last.fm e o Yahoo! Music.
O primeiro é fraquito, com largura de banda débil, provocando contínuas pausas no som, e não é muito prático de costumizar.

O serviço de música da Yahoo é muito mais extensível e personalizavel do que inicialmente previa.
Podemos aqui classificar o artista/banda, a música e o álbum de zero (não gosto/não volta a passar) a 5 estrelas.

Podemos procurar logo à partida, nos menus de configuração da rádio, bandas, álbuns, etc e classifica-los. Ainda, podemos seleccionar categorias de música (Rock, Blues, Folk, etc) e sub-categorias, atribuindo-lhes imediatamente uma classificação.

Tem sido uma experiência fabulosa, um excelente modo de se conhecer novas bandas, de ouvir música diferente, sem se recorrer à pirataria/download. Obviamente a partir daqui, se estivermos interessados, poderemos adquirir os álbuns de nova música que descobrimos através de links directos ou na nossa loja habitual.

Visto esta música nova que descobrimos não ser usualmente de âmbito comercial, poderá haver sérias dificuldades em encontrar-se à venda o que se deseja. Para tal aconselho, por exemplo, a loja do Porto JoJo's no site CDGO.pt - se eles não tiverem, importam!

Não deixem de ouvir a nossa Ex-Sitações Rádio, com uma selecção de música que foge ao que se ouve repetidamente, todos os dias, nas nossas rádios nacionais.

Nota Importante: O serviço de música Yahoo, infelizmente obriga a:
- Ter uma conta no Yahoo, ou registrar-se gratuitamente, mesmo que seja só para ouvir a nossa rádio
- Utilizar apenas o Internet Explorer para o efeito. (FireFox não funciona)

1 Comments:

At 09 setembro, 2008 14:26, Blogger Jorge Castro said...

Obrigado pelas visitas!

Espero que esteja tudo bem contigo.

Para quando recomeçar aqui a escrita?

 

Enviar um comentário

<< Home