sexta-feira, janeiro 19

Loucuras!!! (Update)

Bem... Eu juro que não queria levar ninguém ao engano... mas posso ter levado!

Apresento desde já as minhas sinceras desculpas se o fiz, mas esta aquisição da Canon não correu mesmo nada bem! Ora vejamos...

Após todo aquele trabalho de pesquisa e comparativos em diversos sites sobre máquinas digitais, faltou-me, de facto, consultar os fóruns diversos para ver o que o pessoal dizia.

As primeiras experiências com a Canon 400D foram arrasadoras. Algo estava mal! Seria eu?

Parece-me que não.
Não digo que a Canon 400D seja uma má maquina. Mas alguma coisa se passa.

Presumo eu que tenha a haver com o tal kit (câmara + 2 lentes + clip) que vim a adquirir.

O que notei?

Imagens escuras, só funciona bem a velocidades lentas mesmo na luz do dia no exterior, logo como consequência obtinha imagens tremidas, muitas vezes desfocadas, sem nitidez, resultando numa 'pastelada' incrível nos fundos distantes de paisagens.
Só com a lente 18-55 é que consegui uma ou outra foto em condições, em locais bem iluminados e resultante de fotos tiradas a pessoas com uso de flash.... mesmo assim foram muito poucas as fotos que saíram bem!!!

Em velocidades lentas (de meio segundo para cima) e sem flash, os resultados são assustadores também (fotos de noite com iluminação pública). Os amarelos e vermelhos excessivos misturados com o ruído do negro estragam qualquer coisa que se tente fazer.

Isto acontece, a meu ver, porque:
- Ou as lentes são mesmo muito, mas muito más, o que numa câmara de elevada resolução como esta, tenha consequências graves; (o que se torna uma péssima imagem para a Canon ao vender um kit destes assim)
- E/ou existe alguma coisa mal, a nível de concepção da máquina, que se traduz numa total incompatibilidade com estas lentes;

À parte disto das lentes ainda notei:
O controlo de brancos não funciona correctamente nos modos automáticos. Dizem os especialistas que se deve proceder ao mesmo de modo manual (pedir à kodak um cartãozinho para o efeito).
A focagem automática falhava muitas vezes.
Sem o clip (que vinha no pack) a câmara parece muito desconfortável, visto não ter altura para o quarto dedo da mão (este fica a pairar no ar).
Não é muito confortável no sentido do óculo poderia ser um pouco maior e trazer de origem um adaptador para não ficarmos a tocar com a cara no visor;
Não traz quaisquer extras, nem mesmo o básico protector solar.

Voltei com a Canon 400D à FNAC do Norte Shopping (onde fui excelentemente tratado pelos seus funcionários - ficam aqui já os agradecimentos por tal).
Com muita paciência, testou-se outra Canon 400D, e verificou-se que não havia avarias.
Testou-se outra lente inclusivamente. Aqui, com uma lente Sigma, o comportamento da máquina alterou radicalmente, sendo especialmente notória a diferença quando vi a foto no meu PC.
Foi a gota de água para perceber o que se passava.

Ao mesmo tempo havia enviado já dois e-mails para a Canon (UK). Se bem que no site dizem que respondem em 48horas, não recebi qualquer resposta até hoje.

Assim, não tinha muitas alternativas.
Para não ficar com um investimento tão caro e não funcional em mãos, tinha mesmo de o devolver... coisa que me custa fazer por norma até.
Não podia devolver parte do kit... tinha de devolver todo o kit tal como o adquiri!
Mais uma vez, a FNAC do NorteShopping não me levantou qualquer problema tendo sido atendido da melhor forma durante todo o processo.
(digo isto, visto que já fui muito mal tratado em situações de reclamações semelhantes)

A partir daqui, poderia até adquirir só o corpo da Canon 400d e lentes em separado.
Não o fiz por diversas razões:
- a primeira é que necessitaria de disponibilizar de praticamente o dobro do inicial investimento;
- depois, descobri muitas queixas da máquina em foruns diversos; parece-me que aquelas lentes não são as únicas a dar problemas, ou há qualquer defeito inerente ao próprio equipamento;

Assim, decidi trocar por outra.
Não quero dizer com isto que esta seja um mau equipamento. Mas é um equipamento que , no mínimo, requer um grande investimento adicional em lentes. Mas sejamos francos... há qualquer coisa que não está a bater certo!

Já a Canon 350D (que era outra opção, mas só com 8Mp) é um excelente equipamento comprovadíssimo, tendo sido um 'best seller' a nível mundial. Mas algo me incomodava em adquirir um modelo com mais de um ano de mercado. A adicionar, também achei que devido há falta de representação nacional e à falta de respostas aos meus e-mails, a Canon não merecia a minha acreditação.

Finalmente a solução:

Adquiri este belo equipamento


A Sony Alpha, é uma excelente máquina - inicialmente era mesmo por causa desta que eu andava a 'babar as montras'!!!
Com o mesmo chip de imagem da Nikon D80, tem uma boa vantagem sobre as outras - Um Estabilizador de Imagem interno ao corpo da máquina!

Deste modo, as lentes que adquirimos (excepto enormes zooms) não necessitam de estabilizador. Até um gráfico de oscilação ela tem no interior do óculo.
Digo-vos que com a EF 55-200 da Canon, quando em zoom máximo, não consegui uma única vez, obter uma imagem que não estivesse tremida.

A promoção que adquiri, contém uma lente de elevadíssima qualidade (cerca de 600 euros quando adquirida separadamente) - A DT 3.5-6.3 18-200 substitui em pleno as duas anteriores da Canon,
Relembro que a Sony adquiriu a Konica! Todo o material que a Sony Alpha utiliza, é no fundo, da antiga Konica, que já por sí era reconhecida por ter magnificas lentes!
A luz que consigo captar é fabulosa.
Os resultados conseguídos dentro e fora de casa, com e sem flash, são muito bons!
Não consigo deixar de a comparar com a minha Sony H1, que consegue umas excelentes fotos também, especialmente em exteriores.
A nível de software, contém bastantes mais configurações do que a Canon, mas é muito simples de a usar!

Utiliza cartões Compact Flash... o que foi uma surpresa para mim! Pensei que usava cartões MemoryStick da Sony... mas se o desejar ela traz um adaptador compatível conversor para cartões MemoryStick Duo (só)!!!

Enfim... vou prosseguir com os testes e adaptação a esta máquina... e quando tiver fotos dignas de serem partilhadas... vou coloca-las no meu fotoblog!

É claro que isso só deve acontecer, com sorte, daqui a uns 10 anos....


E vou colocando aqui também outras informações que possam surgir em relação a estes testes que estou a fazer com esta máquina agora.

Se tiverem perguntas, deixem aí nos 'comments' ou por e-mail, mas especialmente se tiverem maquinas que queiram que eu teste, tragam-mas ehehheh!!!

PS - A todas as modelos que se queiram candidatar ao previlégio de serem fotografadas por mim em trabalhos de nus artísticos, podem agora candidatar-se! Já havia pedido isso no post anterior... mas é que deve ter havido uma avaria no blog e não recebi nenhum contacto, relativo a esta oferta.

Etiquetas: , ,