terça-feira, dezembro 13

Espírito Natalício...


Mais um ano, mais um Natal, com ruas iluminadas e enfeitadas, com música, as crianças anseiam a chegada do Pai Natal, a época das prendinhas... enfim.... o que se poderá mais dizer mais do Natal....

Bem... bastante mais, com certeza!

É a época mais louca do ano. O stress em que as pessoas vivem esta época é totalmente absurdo. O trânsito fica 10x pior aumentando o número de acidentes de viação em larga escala. Eu nunca vi ano como este. Tenho visto em média cerca de 3 acidentes em cada viagem que faço de casa para o trabalho e vice-versa.

Dentro das zonas comerciais, as pessoas atropelam-se literalmente umas às outras, perdendo qualquer noção de civismo, tendo como único objectivo agarrar "aquela caixa antes que esgote".

A obrigação social do "ter que dar algo a alguém" é levada ao extremo. Sinceramente, acho que se perdeu o prazer de oferecer, a escolha do presente personalizado, e passou a ser uma obrigação. Pior, é que nos tempos difíceis que vivemos, agrava ainda mais este stress natalício, onde a obrigação de dar se torna um peso insustentável para algumas bolsas.
Por todas estas razões, dão-se prendinhas, sem nexo, sem intenção... dá-se qualquer coisa, de qualquer maneira e a qualquer um.

O Natal já não é só a festa em família... estendeu-se para os amigos e com o tempo estendeu-se para praticamente todos os "conhecidos". Daí que não haja carteira que resista. Gastam-se assim, por inteiro, os subsídios de Natal...

Após compras feitas, fecha-se toda a gente em casa, com os seus familiares... e as ruas ficam vazias.

Continuo a ter o "sonho" do Natal.... mas não é propriamente este que vivemos nos dias de hoje.

3 Comments:

At 13 dezembro, 2005 14:21, Blogger CARMO said...

Já somos 2 patão... gasta-se mais tempo a comprar as prendas do que a conviver com as pessoas a quem as oferece-mos...
Gasta-se uma fortuna para não parecer mal...
Já pensei várias vezes em não dar prendas... oferecer o dinheiro que gasto a uma instituição de solidariedade e passar mais tempo com aqueles a que costumo dar prendas... por exemplo, com os meus avós que tão pouco vejo durante o ano.

 
At 13 dezembro, 2005 19:19, Anonymous Anónimo said...

excelente!!!

 
At 14 dezembro, 2005 21:18, Anonymous Anónimo said...

é por essas e outras que não compro prendas de Natal... Dou prendas fora da época de Natal, quando quero e porque me lembrei da pessoa, não por uma imposição cultural.
perdeu-se completamente a noção do espírito de natal, da reunião familiar... hoje em dia é só para ver quem deu a melhor prenda (neste contexto, a mais cara) a quem...
enfim...

 

Enviar um comentário

<< Home