quinta-feira, junho 1

Ainda sobre os docentes...(cont. do post anterior)

Recebi este documento, por e-mail ,da autora do blog "Welcome2Marte", que não poderia deixar de publicar.
Trata-se de uma entrevista efectuada a Júlia Azevedo do SIPE:

"O novo estatuto da carreira docente, que o Governo pretende aplicar em Outubro, é rotulado de "salazarista" pelo Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE). Além disso, a data em que surgiu a proposta é considerada totalmente "inoportuna" e até "premeditada", tendo em conta as férias grandes que se aproximam.

"É um espírito castrador que subjaz a este estatuto salazarista. Aliás, têm sido tomadas atitudes constantes de punição e ameaça contra os professores", refere Júlia Azevedo, presidente do SIPE, estrutura com 4500 associados. A participação dos pais dos alunos na classificação dos professores é considerada com "um factor de constrangimento" pelo SIPE.

Quanto à divisão da carreira em dois patamares, o SIPE critica o facto de grande parte da carreira ser passada no patamar mais baixo ("professor"), uma vez que para se chegar a "professor titular" é necessário ter 18 anos de profissão com a classificação de bom. "Este é o requisito mínimo (classificação de 'bom'), mas o professor também vai precisar 97% do serviço lectivo cumprido, o que não é nada fácil se tivermos em conta que a maioria dos profissionais são mulheres (partos, acompanhamento na doença dos filhos, entre outros aspectos) e que uma simples gripe pode pôr em causa a evolução na carreira", refere Júlia Azevedo.

Outro aspecto criticado pelo SIPE tem a ver com a aparente desvalorização de toda formação inicial (licenciatura) e estágio de um ano que o candidato a professor tem de fazer. Depois, ingressa na carreira como contratado, estatuto que pode prolongar-se por uma década. "Quando consegue lugar no quadro, vai novamente ser avaliado, entrando no tal período probatório. Se não se tiver avaliação de 'bom', é-se exonerado", diz Júlia Azevedo.

O SIPE ainda tem esperança que o Governo altere o projecto de estatuto. "Vamos apresentar contra-propostas e tentar constituir uma frente de trabalho com todos os sindicatos"
."

3 Comments:

At 02 junho, 2006 10:16, Blogger CARMO said...

É pura e simplesmente nojenta a proposta do governo... a única resposta justa era ficarem sem professores.

 
At 02 junho, 2006 11:50, Blogger MTOCAS said...

pois mas isso era se no nosso país pudessemos sobreviver sem trabalhar...
lá vêm as greves dos professores...

 
At 10 agosto, 2006 07:59, Anonymous Anónimo said...

Greets to the webmaster of this wonderful site! Keep up the good work. Thanks.
»

 

Enviar um comentário

<< Home